domingo, 11 de março de 2012
Dias melhores virão, são 12 os motivos em Simões (PI)
Conforme comunicara nesse espaço de discussão, no dia 01/02/2012, devidamente documentado na insígnia eletrônica http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1757568854872079207#editor/target=post;postID=8718292836032002231
aqui não mais abordaria a política simoense por questões de cunho eminentemente político-pessoal.
No tempo certo e com as pessoas legitimamente envolvidas pretendo fazer as narrativas, num debate movido pela dialética, como entendo que deve ser esse o objetivo a ser perseguido por parte de todo e qualquer indivíduo que é partícipe de um grupo político. Trazendo amiúde : roupa suja se lava em casa.
No entanto, em nenhum momento me pronunciei em contradita a tudo aquilo que tratei de registrar nesse espaço, tão pouco assim o fiz juntamente as pessoas que me delegaram tarefas no coletivo.
Vale salientar que, sem qualquer interesse manifesto, barganha ou contrapartida, quando muitos andavam de moringa na mão na busca de risíveis moedas em troca do exercício da cidadania, o autor deste blog, mas precisamente no dia 02/11/2011, pronunciava-se em prol do movimento "Valdeir vem aí", conforme testemunha a página eletrônica http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1757568854872079207#editor/target=post;postID=708552386104861717 com identidade revelada, por entender que o melhor para Simões (PI) seria eleger o empresário em questão, numa análise contextual, sustentável, econômica e política de um processo que até então apenas se iniciava.
Não tinha dúvidas, são 12 os motivos, e aqui tratarei de torná-los evidentes :
1 - Localizada a 800 km do Recife e cerca de 400 Km de Teresina, para se chegar em Simões (PI)é preciso cortar a dívisa entre os estados e andar 30 Km de carro, para quem deseja evitar a estrada de barro por trás do hotel em Araripina. O que tem a ver com a política simoense essa narrativa geográfica ? Tem sim, e muito, pois aquela humilde gente precisa de um gestor com livre trânsito, visão e capital social para enxergar o desenvolvimento local numa perspectiva ampla, empreendendo junto ao empresariado, ao terceiro setor, a sociedade civil organizada, com altivez, dispondo de currículo e credibilidade.
2 - Capacidade para atuar na indução das mudanças, desvelando potencialidades, quebrando a subserviência com a indústria da seca .
3 - Humildade. Nesse sentido, um dos primeiros gestos gerou marcas indeléveis, pois não se fez de rogado e foi atrás de quem por toda uma vida fez oposição ao grupo que hoje comanda sem quaisquer sentimentos de vinditas.
3 - O compromisso em implementar o cooperativismo, o associativismo.
4 - Implantar o orçamento participativo, elegendo delegados nos distritos estrategicamente representados instituindo práticas democráticas na condução da gestão.
5 - Universalização da saúde com transparência e descentralização da gestão em parceria com a sociedade na fiscalização dos gastos públicos.
6 - Promover convênios com a EMBRAPA, com o Ministério da Ciência e Tecnologia na perspectiva de desvendar potencialidades agrárias, bacias de extração de minérios, alavancando a economia da região.
7 - Firmar resoluções com o Sistema S (SESI, SENAI, SEBRAE) para capacitar, qualificar e requalificar trabalhadores rurais.
8 - Implantar um Plano de Cargos e Carreira para todos os servidores públicos em estrita observáncia ao critério da meritocracia, com Educação Integral e valorização aos docentes.
9 - Disseminar políticas públicas voltadas para o combate às drogas e ao alcoolismo.
10 - Estabelecer parcerias com as igrejas, com as rádios comunitárias, comunicando a gestão e democratizando a participação popular.
11 - Capacitar servidores públicos para a gestão de projetos em condição de gerar fluxo orçamentário juntamente ao Estado, o Governo Federal e as ONGs.
12 - Estabelecer um Plano de Metas em condições de ser exequíveis nos próximos 4 anos através da gestão de um Planejamento Estratégico.
Não bastasse a farta margem de fatores elencados nesses 12 tópicos e uma vez convencido da urgência em romper com a máxima do descrédito público constituída por políticos que "calçam 40". Afirmar o nome do empresário Valdeir Carvalho para representar o executivo municipal em Simões, é acima de tudo ratificar um compromisso com o desenvolvimento local, com a gestão producente e eficaz, com o respeito a democracia, resgatando a credibilidade das instituições públicas, sabedor que em política, se você quer mudar o mundo, dê o primeiro passo.
Muito a de ser feito, não tenho dúvidas. Coordenar, planejar, organizar a gestão do processo eleitoral é o primeiro passo. Elencar os atores, delegar responsabilidades, oficializar a quem cabe fazer a comunicação das decisões tomadas, eliminando o disse-me-disse, o buchicho, a perfumaria, indubitavelmente são etapas a serem vencidas sob o risco de não se semear a discórdia.
No entanto, senhores, como diria Aristóteles : "a dúvida é o princípio da sabedoria ".
Valdeir, sim senhor, pois dias melhores virão e o sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz, são 12 os motivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário